A Prefeitura de Patrocínio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), realizará o 1º Festival de Queijo Minas – Patrimônio da Unesco, e para isso, torna público o presente Edital para seleção de empresas e produtores do setor gastronômico interessados em participar do 1º Festival de Queijo Minas – Patrimônio Mundial da UNESCO. O evento visa promover, valorizar e divulgar a gastronomia patrocinense, seguindo as condições e exigências estabelecidas neste Edital e seus anexos.
O Edital tem como propósito selecionar empresas e produtores para atuarem como expositores no Festival, fomentando o desenvolvimento econômico e social sustentável. A iniciativa busca valorizar a identidade cultural e gastronômica de Patrocínio e região, fortalecendo o turismo, impulsionando produtores locais e promovendo experiências autênticas que unem tradição e inovação.
O 1º Festival de Queijo Minas – Patrimônio Mundial da UNESCO é uma realização da Prefeitura Municipal de Patrocínio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com o Governo de Minas, com o objetivo de estimular a geração de negócios, aumentar as vendas dos estabelecimentos participantes e melhorar os serviços do setor gastronômico. O evento também reforça a posição da região como um atrativo turístico.
Data e Local:
Dias: 01 e 02 de março de 2025
Horário: Das 12h às 22h
Local: Praça Monsenhor Thiago (Matriz), centro de Patrocínio/MG
CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO
Podem participar do evento estabelecimentos comerciais com sede e domicílio em Patrocínio/MG. Os interessados devem se inscrever dentro do prazo estabelecido, preenchendo o formulário conforme sua categoria específica: Alimentação, Bebida ou Produtor.
INSCRIÇÕES
Período: 17 a 20/02/2025 até às 11:59h
Forma: Online, através do link disponível no site da Prefeitura, ou presencialmente na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, localizada na Av. José Maria de Alckmin, nº 686, centro de Patrocínio/MG.
CRONOGRAMA DO EDITAL
- Publicação e início da divulgação do Edital: 17/02/2025
- Prazo final de inscrição: 20/02/2025 às 23:59h
- Análise e avaliação das inscrições e divulgação dos resultados preliminares: 21/02/2025
- Prazo para recurso: 22 e 23/02/2025
- Divulgação da lista definitiva: 24/02/2025 às 15:00h
- Prazo para envio do cardápio: 25/02/2025
- Reunião dos expositores e mentoria dos pratos: 26 e 27/02/2025
- Divulgação do prato exclusivo: 28/02/2025
- Realização do evento: 01 e 02/03/2025
Este Festival é uma oportunidade única para expositores divulgarem seus produtos, expandirem seus negócios e participarem de um evento de grande relevância para a gastronomia regional.
Mais informações podem ser obtidas junto à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo na Av. José Maria Alkimim, 686 – Centro, ou no telefone (34) 3831-5192.